A Invexologia é o campo científico ou especialidade que estuda a filosofia, a técnica e a prática da invéxis, ou inversão existencial, na Intrafisicologia. O marco inicial dessa especialidade conscienciológica ocorreu em 1991, com o lançamento e proposição da técnica da inversão existencial pelo professor Waldo Vieira (1932–2015). Este artigo visa esclarecer os elementos estruturadores do Programa de Pesquisa da Invexologia e apresentar os próximos desafios para o desenvolvimento do grupo evolutivo dedicado à especialidade. O programa de pesquisa encontra-se em estágio inicial, tendo em vista a existência de definição, conceitos essenciais, glossário, bibliografia específica exaustiva, referências-chave, subespecialidades, métodos, técnicas e ferramentas. Entende-se que os próximos passos do programa de pesquisa envolvam a sistematização das bases científicas da inversão existencial por meio da construção grupal de quadro sinóptico das subespecialidades, além da organização de objetivos e metas coletivos com fins pesquisísticos.
Conscientia Igor Moreno, Deborah Leite, Diego Lopes, Kelly Weires Avelino Vol 28 - N. 3 - Jul. / Set. 2024 (2024-07)
Este artigo explora o conceito da iscagem lúcida na invéxis, a partir da hipótese de esta ser procedimento ínsito à técnica da invéxis, representando o primeiro passo prático da autoevolução lúcida. Visando auxiliar inversores a se capacitarem para essa condição, o autor descreve o problema da iscagem assediadora no jovem intermissivista; fundamenta a iscagem lúcida na invéxis; e propõe modelo de desenvolvimento invexológico da iscagem lúcida. Conclui que a dedicação às iscagens lúcidas representadas pelo binômio autocrítica-autabnegação aplicado ainda na juventude é passo fundamental no desenvolvimento evolutivo da conscin para alçar a condição de minipeça interassistencial lúcida.
Gestações Conscienciais Igor Moreno Vol. XI, 2020 (2020)
O artigo busca definir a adultidade consciencial, em especial no contexto da invéxis, a partir da compreensão e aquisição da interdependência evolutiva. Para isso, propõe a hipótese de a vivência madura da interdependência evolutiva ser elementochave da adultidade consciencial. Com suporte em exemplos práticos da invéxis, inicia com a exposição e desambiguação do conceito de interdependência evolutiva; apresenta bre-ve síntese do processo evolutivo das consciências por meio do crescendo dependência-independência-interdependência; define e distingue a adultidade somática da adulti-dade consciencial; e finaliza com exposição de casuística invexológica do autor.
Gestações Conscienciais Igor Moreno Vol. IX, 2019 (2019)
Esta pesquisa busca detalhar o aspecto prático da recuperação de cons do intermissivista aplicante da Inversão Existencial. Para isso, propõe o constructo crescendo intermissibilidade-invexibilidade enquanto etapa do processo evolutivo das consciências no contexto parapolítico de reurbex na Terra, buscando responder o que é, quando, onde, por que e como ocorre. Assim, relaciona-o com os estágios do curso grupocármico e com as demandas da reurbanização extrafísica e conclui com a apresentação de 10 etapas do crescendo: do mérito evolutivo pré-Curso Intermissivo ao compléxis.
Gestações Conscienciais Igor Moreno Vol. VIII, 2018 (2018)
O presente artigo é fruto da experiência de liderança do autor no Movimento Estudantil da Faculdade de Direito da USP e do Grinvex de São Paulo e objetiva cotejar o holopensene de ambos os contextos em suas diferenças sob o ponto de vista da Parapoliticologia. Para isso, realiza descrição fatuística culturológica dividida em 15 variáveis didá-ticas. Conclui ser a diferença entre os holopensenes proveniente de distintas cosmovisões acerca da realidade (materialista e consciencial), demarcando a cultura grinvexológica como mais evolutiva do que a do Movimento Estudantil. Por fim, prescreve a atividade política no Movi-mento Estudantil como evitação da invéxis em prol do aprendizado para-político e cosmoético dos grinvexes.
Gestações Conscienciais Igor Moreno Vol. V, 2016 (2016)
Provindo das experiências do autor, o presente artigo trata da coordenação dos grupos de inversores existenciais (grinvexes). Sendo o grinvex uma escola de futuros líderes interassistenciais, porém ainda de difícil manutenção neste planeta, parte-se da seguinte premissa: a qualificação cosmoética dos coordenadores propicia qualificação e amadurecimento de todo o grupo de inversores pelo princípio do exemplarismo pessoal. Para isso, define coordenação grinvexológica, categoriza seus diferentes tipos, destaca os principais fatores qualificadores da função, exemplifica com casos do Grinvex de São Paulo, e propõe transição democrática de coordenação para grinvexes já maduros, em fase de manutenção. Por fim, conclui ser a função excelente oportunidade de autoevolução consciencial, ressaltando a característica especial dos grinvexes enquanto laboratório de parapolítica.
Gestações Conscienciais Igor Moreno Vol. VI, 2016 (2016)